quarta-feira, 2 de maio de 2012

Embaixo dos carros, existe uma espécie de "ventoinha" – na verdademuito mais que isso – cuja função é jogar o ar que passa por baixo do veículoa uma velocidade ainda maior para trás. A pressão embaixo do carro diminui eele acaba sendo comprimido sobre o solo, estabilizando-se.Os freios são acionados pelo próprio piloto e tem que ser feito commuito cuidado para não travar as rodas. Pois, assim sendo, o coeficiente deatrito com solo diminuiria. Estragaria o pneu e o carro poderia sair tangente àum ponto na curva. Outro efeito: estando mais lisos, teriam menor aderênciapra arrancar, perdendo preciosos segundos ao longo da corrida. Para reduzir a velocidade de um carro a 320Km/h, discos e pastilhas de fibra de carbonosão usados. Esse material é leve, resistentes e eficientes mesmo quandosubmetidos a temperaturas superiores a 700ºC. Muitas vezes é possível ver osistema de freios avermelhados, frutos do aquecimento produzido durante acorrida. Os pneus deixaram de ser absolutamente lisos desde 1998, por determinação da FIA. Foi uma medida pra dar mais segurança nas curvas,garantindo melhor aderência nas curvas. Essa aderência, complementando, émelhor quando os pneus se encontram aquecidos. Por isso, é comum vermosos pilotos "dançando" com o veículo nas pistas quando está em baixa velocidade

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